sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Código de honra


Caros amigos bloguistas, hoje vou fazer uma entrada com umas características um pouco diferentes do habitual. Vou falar de algo que, é mais que certo que todos sabem, mas nunca é demais lembrar. Existem blogs que têm como objectivo principal usurpar o trabalho alheio, alguns indicam como sendo seu, outros simplesmente não fazem qualquer referência ao seu autor. Se de uma maneira é má, da outra é pior. Acredito que nem todos o façam com má intenção, querendo apenas divulgar uma arte que apreciam, mas sejamos realistas, não custa assim tanto referir o autor quando este é conhecido, ou pelo menos o site do qual tal imagem ou texto foi retirado. Mesmo podendo não ser uma marca registada há direitos de autor em jogo…ou pelo menos haja um pingo de bom senso.

É verdade que todos temos a noção que ao criar um blog corremos este tipo de risco, afinal é de livre vontade que colocamos ao dispor todos os nossos trabalhos. Eu criei o meu blog com o objectivo de partilhar o meu trabalho convosco, de receber opiniões, de ajudar sempre que possível e de proporcionar um espaço dedicado ao lazer e governado por um bom ambiente. Mas este tipo de blogs é o que leva a que muita gente deixe de confiar nesta comunidade bloguista dita séria.

Por isso peço a todos aqueles que decidirem retirar de algum espaço algo que não lhes pertence, que pelo menos refiram de onde o tiraram. Não vai desvalorizar o seu espaço, nem mesmo o trabalho de divulgação que teve, mas irá conferir-lhe um estatuto de site a visitar, de site de respeito. É tão mais fácil ter uma comunidade do seu lado, que contra si.


Toda esta minha entrada deve-se ao facto de ter sido alertada para o facto de haver um site com trabalhos meus, como de conhecidas minhas, no qual não havia qualquer referência aos autores dos mesmos. Enviei uma mensagem à dona do blog, que se intitula Maria, que não me deu qualquer tipo de resposta. Esse blog que tem como nome Passatempo Colorido ( não faço entrada direta para o dito blog porque não pretendo de todo divulgar o mesmo, isso é uma coisa que reservo para quem acima de tudo respeito o trabalho) disponibiliza inúmeros desenhos e trabalhos, possivelmente muitos deles também vossos. Não pensem que estou zangada, chocada ou outra treta qualquer mas é necessário fazer estas chamadas de atenção, pois afinal temos todos trabalhado para criar um bom ambiente em que partilhamos, discutimos e apreciamos trabalhos…para o bem ou para mal que avaliem o meu trabalho através dos meus olhos e não através de alheios.

Cara Maria continuarei à espera, sentada, de uma resposta sua…espero que seja para breve.

32 comentários:

APO (Bem-Trapilho) disse...

isto é volta e meia, vira e mexe e vêem-se casos assim. É tao triste!!! E desculpa discordar de ti, mas não acho nada que alguém publique imagens de trabalhos alheios sem dizer ao menos que nao sao seus, com boas intenções, só para divulgar uma arte de que gosta! só nao percebo se quem faz essas coisas ficas orgulhoso dos "seus" lindos trabalhos. Achas que quando pensam no seu trabalho não sentem um vazio, nao sentem que são um "bluff"? É muito triste viver iludido assim.
ou entao ainda é pior. se calhar usam os trabalhos de outros como engodo para atrair clientes e depois defraudam-nos, porque duvido que possam fazer igual ao que publicam, pois se conseguissem tinham feito em primeiro lugar e não "roubado imagens". é triste e revoltante!
mas agora fiquei curiosa para ver os ditos trabalhos, nao vá haver tb meus lá no meio ou de alguma outra conhecida minha.
mas olha, no meio desta chatiação toda quase me esqueci que vinha responder a um comentario que me deixaste.
Pois, agora com o cão ajustado pelo despertador nao há volta a dar! :) é por essas e por outras que eu nao quero tem cães. adoro os bichinhos, nao me interpretes mal, mas ter que ir à rua com frio e chuva ou a horas que não me apetece nada, desculpa mas não dá mesmo!!! :)
bjokas e continua lá à espera da resposta da tal Maria! :(

Maria Tavares disse...

CLAP CLAP CLAP, isto sou eu a aplaudir de pé a tua justa indignação. Tens todo o meu apoio e não entendo como é que este tipo de coisas continuam a acontecer. Será que não sabem que a blogosesfera é um "mundo" muito pequenino???

Beijinhos
Maria Tavares

APO (Bem-Trapilho) disse...

pelo google nao vou lá amiga! :)

Adelaide Mesquita disse...

Acabei de ler o teu comentário e fui dar uma vista de olhos ao blogue.
qual o meu espanto ao ver logo a entrada com o logo da Montra Colorida
da Sandra. É preciso ter cara de pau.
Continuei e vi mais trabalhos que conheço de outros blogues que visito,incluindo diversos trabalhos teus.
Eu não sei se a mulher é nova ou velha, mas devia entreter-se com outra coisa já que pelos vistos não sabe fazer nada, senão ir sacar fotos sem indicar onde as vai buscar
Eu acho que o certo é se queremos servir-nos de alguma coisa que gostamos, pedir permissão à autora e depois indicar o sítio onde se foi buscar.
Dúvido que ela te responda. Será que
é má ideia fazer uma espécie de movimento e todas lhe colocarmos uns comentários pouco favoráveis(já não digo malcriados) ?
Se tiveres alguma ideia ou quiseres fazer alguma coisa podes contar comigo.
Beijinhos

Álbum da Cozinha disse...

Então, é como disse a Maria T, a blogosfera não é interplanetária, ainda não nos comunicamos com ETs, então, por enquanto e até lá, sempre descobrimos as fraudulentas.
Fica fria, já te disse N vezes, que onde for, reconheço teu trabalho e não há nada d+ em que as pessoas também o reconheçam, mas é IMPERDOÁVEL, não respeitarem a autoria.
Conte comigo, não só tu, mas como todas artistas que tenho o privilégio de conhecer, para 'avisá-las' desse abuso e de MENTIRA.
Bj♥ e lindo FINDI!

Ana disse...

Infelizmente isso acontece todos os dias. O ano passado tive algumas coisinhas minhas a venda numa loja de uma amiga, houve uma pessoa que compro lá algumas coisas e depois vendo e ofereceu como sendo feito por ela. Agora para evitar isso novamente mandei fazer etiquetas de tecido com o nome do blog e coso nos trabalhos. Bjocas

Rute Granja disse...

Olá Carla
Infelizmente este tipo de coisas acontecem frequentemente,eu também já tive esse problema,sinceramente não compreendo essas pessoas,umas pobres de espirito,enfim...tens o meu apoio no que precisares!

Beijinhos e bom fim de semana

myleta disse...

Há gente que não tem vergonha nenhuma e de facto não deveria custar nada assumir q as coisas não são nossas, as ideias, o trabalho não é nosso. Sabes o que detesto? A falta de humildade e a mania q são mais espertos q os outros, se calhar até são... mas cedo, cedo lhe vai cair a máscara...!

Um beijo ENORME!

myleta disse...

Vi lá fitas de finalistas tuas, ou é impressão minha? :(

Ana Rita Teixeira disse...

Olá amiga! Pois é, eu estive imenso tempo para criar um blogue porque sempre achei que alguma alminha sem criatividade e imaginação iria copiar os meus trabalhos... Neste caso, nem foi copiar foi mesmo usar as tuas fotos sem pedir permissão! E o cabeçalho da Montra Colorida? É preciso ter cara de pau! Apesar da "Maria" não dizer que as peças são de sua autoria, também não pediu autorização para as pôr no blogue dela... E isso não está correcto! Força amiga, se for preciso tenho aqui o rolo da massa!!! Beijocas!

Sandra Caetano disse...

Olá Carla,

Estas situações como tu dizes estão sempre a acontecer..umas vezes temos conhecimento e outras não..mas em ambos os casos são sempre de lamentar!!!!
Eu tive conhecimento do blog em questão ontem e qual não foi o meu espanto logo á entrada o logo do referido blog ser exactamente o meu..é que ao menos podia ter alterado o nome uma vez que o referido blog não se chama "montra colorida"...nesse referido blog vi vários trabalhos conhecidos e embora não estejam lá os nomes da suas reais autoras..o que a Srª Maria não sabe é que há trabalhos que nem precisam de nos dizer de quem são ..que nós sabemos de imediato a quem pertencem..não quero dizer com isto que não possam haver 2 ou mais trabalhos parecidos..mas seguramente não serão iguais, pois cada uma de nós tem as suas próprias caracteristicas..e essas sim ...são únicas e exclusivamente "nossas"!!!!

Jokitas e bom fim de semana
Sandra

Mary C.M. disse...

Olá Carla...
Tenho andado um pouco afastada da net...e qual não é meu espanto chegar ao teu espaço e dar de caras com esta situação, já me tinha apercebido de que acontece situações assim...já encontrei a meses um trabalho meu em blog brasileiro sem os créditos da minha autoria...e agora esta!!! fora dos que não conhecemos. Bom já deixei um comentário lá...no meu trabalho...e fizestes muito bem em divulgar esta situação.Como os mosqueteiros..TODAS PARA UMA E UMA PARA TODAS!!
Falando dos teus trabalhos ADOREI as novidades, tudo lindíssimo e sempre com o teu toque inconfundível...
Um beijão e bom fim de semana

Casa RaSena disse...

olá, Carla!
é pena que essas coisas acontecem, não só na internet, mas, no real também.
mesmo assim, e desejo um final de semana de paz e inspiração!
bjkinhas,

Unknown disse...

Olá .Concordo consigo.Não á respeito por ninguem.A mim tambem me aconteceu as minhas telhas num blog inglês,e nem se importaram com o meu nome que estava decima das fotografias.Todas as pessoas que tem lá trabalhos deviam fazer queixa á bloger.Parabens pelos seus trabalhos são maravilhosos e tão originais que toda gente sabe que são seus.BJS

Only Me disse...

Há pessoas tão... enfim.
Tens todo o meu apoio, quando publicamos algo não estamos à espera que nos roubem o nosso trabalho, seja imagens ou escritos!

Espero que a tal Maria responda...

Beijinhos e boa sorte

Nile e Richard disse...

Oi amor.
Concordo com voce.
Se publica um trabalho de alguém não custa bada publicar um link.
Dará mais visita credibilidade e respeito ao blog.
Bom fim de semana para voce.
bjtos.Nile.

CHARO disse...

SI , tienes toda la razón de estar indignada, ultimamente he conocido 3 casos como el tuyo, no entiendo a la gente, si el mundo es muy pequeñito y todos, tarde o temprano nos enteremos, tu eres única,....besitossss

Mona Lisa disse...

Olá Carla

É de lamentar!

Considero uma falta de escrúpulos.
Não é a primeira vez que leio queixas dessas.
Conta com o meu apoio.

Bjs.

Elisa

Cristina disse...

Olá
Venho te dar o meu apoio
Há pessoas sem escrúpulos
Pois eu já passei por essa situação 2 quadros feitos por mim já foram colocados no blog de uma menina onde dizia que tinha sido ela a fazer o meu trabalho.
Quando vi não queria acreditar
mas mandei alguns e.mail para a menina que ela depois retirou o meu trabalho no blog dela
A partir dai começei a colocar o meu nome nos meus trabalhos
Vai tentado mandar e.mail para essa " Maria" ver se consegues que ela tenha um pouco de vergonha e retire os trabalhos
Beijinhos

Cristina

guida disse...

Olá Carla!
Absolutamente lamentável!
Apoio todas as tuas palavras! Pena é que infelizmente para denunciarmos estes acontecimentos estamos a "divulgar" um blog duma pessoa que não tem o mínimo de consideração pelo trabalho dos outros... É como se lhe estivessemos a dar "tempo de antena"... pois todos ficamos curiosos e queremos ir lá ver o que se passa...
Mas é assim!... infelizmente!
Beijos
Guida

artes_romao disse...

boa noite, tudo bem?
pois é...não consegui deixar de ver o teu comentário no cantinho da Ana Paula...e fui lá espreitar...realmente tem alguns trabalhos teus e da Sandra Caetano...
mas como será que essas pessoas conseguem supostamente vender se tiver interessados nessas peças...
fico sempre a pensar nessa parte também para além de todas as outras...
força!!!
fica bem,jinhos**

RUTE MATOS disse...

Olá
estive a ver e realmente a fulana nem se limitou a "roubar" só uma pessoa/imagem.... andou de blog em blog a sacar fotos alheias para seu uso pessoal...
há mesmo pressoas sem escrúpulos e sem vergonha na cara
reconheci imensos trabalhos lá
bjks

wallper.lima disse...

Olá Carlinha, antes de tdo quero te desejar que o ano de 2010, seja maravilhoso, e que voce continue trabalhando, mostrando essa maravilha que é o seu trabalho. Quanto ao resto, acredito que do ser humano dá pra esperar tdo, mas valeu escrever para que as pessoas saibam o que realmente está acontecendo.
Bjocas e siga em frente, e obrigada pelos comentários que mto me fazem bem.
Waleria Lima.

Maria Cusca disse...

Olá Carla.
Realmente é de lamentar, que haja pessoas tão pobres de espírito, que nada constroem e ficam à sombra do trabalho dos outros.
Claro que já lá fui espreitar e quando vi montra colorida, saí voltei a entrar convencida que me tinha enganado.
Mas não me enganei .
E a cara de pau é tanta, que nem ao menos umas palavras, a explicar o porquê daquelas postagens.
Tens o meu apoio.
Se tiveres alguma ideia avisa.
Bom domingo.
Jinhos grandes.

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Querida Carla

Como todo o meu apoio deixo-te um grande beijinho com muita amizade

Vóvó Cassilda

Analuci disse...

Querida amiga, realmente isto causa indignação. Um jeito básico de diminuir este problema é assinar seus trabalhos, colar nas fotos o nome do seu blog. Sucesso!!

Elsa disse...

Eu assino em baixo... e estou a aplaudir de pé.
Considero uma falta de respeito por o trabalho alheio.
Beijinho e bom domingo
Elsa

Maria Bettencourt Lemos disse...

Olá Carla,

É lamentável de facto...mas estes "Acontecimentos" são ciclicos
na Blogosfera tal como efémeros o que denuncia a não sustentabilidade dos mesmos...porque acontecem é uma questão para a qual a resposta é uma incógnita..sendo que na minha opinião não existe nada que o justifique dada a falta de ética e respeito pelo próximo!
Um abraço para si,
Maria Lemos

Botãozinho Colorido disse...

Olá!
Pois só hoje é que vi este post e até me dei ao trabalho de pesquisar o dito blog! A minha conclusão é simples: há por aí muita gente sem nada para fazer e pouca imaginação para se entreter e, como ser útil (seja à comunidade ou a si próprio), dá muito trabalho, vai-se tentando irritar as outras pessoas!
Não vale sequer o tempo que perdemos a pensar no assunto!

A "blogosfera" vai conhecendo o trabalho e a dedicação que cada um de nós oferece e não se deixa ludibriar com este tipo de pessoas!
Felizes somos nós, que trabalhamos por gosto e sabemos admirar o trabalho dos outros!

Bjs e xis

Ana Zuzarte disse...

Grande Carla...Sim Senhor
Beijocas
Ana

ABOBORINHA MADURA (Helena) disse...

Olá Carla

Fizeste muito bem em divulgar esta situação, que infelizmente não é inédita, fora as que desconhecemos.
Acabei de lhe deixar um comentário, logo na 1ª postagem, nem fui ver o resto, porque bastou-me ver o logotipo do blog, que até podia ser o mesmo desenho, mas até tem o nome do blog original. Além de falta de respeito é um gozo, francamente!
Confesso que às vezes "saltito" na net e por vezes já não sei de onde vim, mas isto é demais. O nome do blog indica bem por onde começou.
Ainda bem que a blogesfera que é um mundo, de repente se transforma num T0.
Felizmente Alguém está atento.
Beijinhos

Helena

Unknown disse...

Olá Madrinha!
Pois... este tipo de situações acontece com bastante frequência! E acho muito bem que sejam efectuadas as denúncias para que estas criaturas desprovidas de sinapses consigam aperceber-se do "crime" cometido! Já encontrei algumas fotos de trabalhos meus em blogues e nunca obtive resposta aos meus pedidos de esclarecimento. Inevitavelmente, os blogues "copy cat" acabam sempre por serem eliminados pelos tristes donos!
Creio que todos sabemos que estamos "em risco" ao colocar as imagens dos nossos trabalhos online worldwide, mas resta-nos (pelo menos a mim!) a esperança que na blogosfera há gente muito boa, muito decente e com carácter ( e no caso dos crafts) com talento para ofuscar estes copycat de meia tijela!
Uma beijoca repenicadissima da afilhada e da filhota da afilhada que está num estado de excitação que só visto:-))))
CHUAC!
Ana