quarta-feira, 1 de abril de 2009

Um bocadinho de história animal

O meu cão chama-se Kisha em homenagem á sua raça Keeshond. O nome Keeshond foi atribuído a esta raça, porque por volta do século XVIII, o líder dos rebeldes holandeses, de nome Cornelius (kees) de Gyselaer, se fazia acompanhar por um cão desta raça. Quando a Casa de Orange subiu ao poder, a raça caiu em desgraça por estar ligada aos rebeldes, o que a levou à quase extinção. Salvaram-se os animais que foram levados pelos donos para a América, onde existem actualmente os grandes clubes dos amigos do keeshond.
Actualmente é o cão nacional da Holanda pela sua história.
Existem cinco categorias de Spitz Alemão que diferem em tamanho e cor do pêlo. São eles o Spitz Lupo (Keeshond), o Grande, o Médio, o Pequeno e o Anão (Lulu da Pomerânia). O Keeshond ou Spitz Alemão Lupo e o Lulu da Pomerânia ou Spitz Anão são aqueles que se tornaram mais populares e comuns.
A origem do Spitz Alemão é bastante longínqua e perde-se nos tempos. A teoria mais comum é a de que descendem dos primeiros cães a serem domesticados pelos homens, na Idade da Pedra, que estariam na origem de todas as demais raças caninas. Por essa condição, são classificados como ‘Cães de Tipo Primitivo’, por conservarem ainda, grande parte das características herdadas dos lobos, como o focinho pontiagudo, as orelhas erectas e viradas bem para a frente da cabeça e a cauda comprida, pousada sobre o dorso.
Durante a idade média eram conhecidos como o cão da "boa sorte" porque eram levados nos barcos em longas viagens por serem excelentes caçadores dos pequenos roedores populares nos porões dos navios e as viagens chegavam ao fim com os mantimentos em condições. Adoram o mar e passam-se com o cheiro a peixe, eu que o diga!!!!!!!!!!!!!!
Ousado e sempre alerta, com marcante tendência de guarda marcam a disposição do Keeshond. Estes cães são amigáveis e extrovertidos tanto com pessoas como com animais. Inteligentes, os Keeshond não são nem tímidos nem agressivos. Esta raça cheia de personalidade é brincalhona, enérgica e adora todos os membros da família.
Espero que tenham gostado da pequena descrição desta raça praticamente desconhecida em Portugal e que recomendo vivamente. Mais uma curiosidade, tem o pelo mais parecido com o cabelo humano o que reduz a probabilidade de reações alergicas ao pelo deste animal. Confessem é uma história linda, não????

9 comentários:

Noah disse...

O q um bichinho amigo e super fôfo não desperta em nós,heiN?????
Tua kisha te fez viajar no tempo.
Obrigada Kisha pela bela aula de História q conduziste tua dona farmacêutica a fazê-la.
E, principalmente por dividir conosco.
........
Madrinha tu viste meu post? Acho q não....

Mona Lisa disse...

Amei saber a origem da tua "fofinha"

Não fazia a mínima ideia!

Bjs.

Elisa

Kasia Boroń disse...

Lindo cão. Posso ver isso na praia com ele você estava? Nós frio.Sol luzes .Minha filha tem um rato.Ela vive com ela em um quarto em uma gaiola.Muitas vezes, a casa é executado.

Ana Rodrigues disse...

Olá!
O que eu aprendi!
Que bela informação de cultura... canina.... hehehe
Bem digo... sou como ela... até tenho ascendentes marinheiros... hehehe
Bjs e continuação de boa semana

Ana Rodrigues disse...

Haaa...
esqueci-me... só ñ gosto do cheiro a peixe... rrrrr
Bjs

Zé Al disse...

Como adoro cães gostei imenso da história do seu canito,mas uma coisa a informo mais cães nâo.Tenho dois e não me deixam ter um momento de paz,um para sair e outra para a brincadeira.Ela é uma Border coolie e também andei a ver a história na net,fiquei a saber que necessitam de 2 horas de brincadeira por dia,já viu a minha sina,comigo 1/2 hora o resto que o faça sózinha!

Anónimo disse...

Ola amiga, mas q historia linda. Nao conhecia esta raça e fiquei fascinada. Obg por nos dar esta informação toda. Bjs e bom fds

Maria Bettencourt Lemos disse...

A História é linda de facto tal como o sentimento que nutre pela sua Mascote também ela absolutamente lindissima!

Sandra Caetano disse...

Olá Carlita,

Simplesmente LINDA ...tem mesmo um ar super ternurento..só estranho ela ainda não te ter mordido..confessa tu "compras" esta lindinha com doces, certo???

Jokas
Sandra