quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

os meus trabalhos preferidos

Resolvi "reeditar" os trabalhos que fiz e que considero os meus preferidos, assim vou criar uma etiqueta para os preferidos cujas mensagens serão acompanhadas da descrição da forma como realizar o mesmo. O meu percurso pelas artes decorativas não começou pela pintura em tecido, esta mania começou quando me ofereceram uma toalha e um sabonete pintados á mão que eu achei lindissimos, dai a começar a meter a mão na massa foi só o tempo de ir comprar o material necessário. Esta tshirt que aqui coloco, foi pintada este verão e o desenho foi criado por mim, adorei o resultado final.





Como pintar em tecido? Por onde começar? Quais os materiais? São perguntas ás quais vou tentar responder o mais resumidamente possivel, de forma a passar a informação básica e essencial a quem pretende iniciar-se neste campo.


O primeiro passo é adquirir , tintas de tecido no maior nº de cores possivel, quanto maior a variedade de tons melhor o resultado obtido, pessoalmente gosto da acrilex, grande variedade de cores, bom preço e boa qualidade final.


Os pinceis devem ser de cerda curta e semi rijos, uso uns que são descritos como próprios para óleo, mas são óptimos para o tecido, são da condor série 421.


O tecido sobre o qual se vai pintar deve ser préviamente lavado para remover toda a goma e assim a tinta agarra melhor. Aconselho a quem vai iniciar pintura em tecido, que vá a uma retrosaria compre meio metro de pano cru, fica para ai em 2 ou 3 € corte e faça uns paninhos, pinte sem pensar se vai estragar ou não, faça uns desenhos simples, para sentir o que é pintar em tecido.


O tecido tem que ser fixado a uma superficie de forma a não "dançar" quando estamos a pintar. Existe uma cola, que se designa por cola permanente que pode ser aplicada com um pincel (velho) ou um pedacinho de esponja numa superficie que dê para fixar o trabalho. Eu compro na papelaria umas placas A4 tipo acetato grosso que preencho com a cola, muiiiiiiiiiiito pouquinha, deixo secar pelo menos 15 minutos e está pronta a usar, o número de vezes que for necessaria, até a cola desaparecer por completo. Se passar cola para o tecido, o que é normal, depois sai quando se lavar.


Temos então tudo pronto para começar, desenho escolhido, passa-se para papel vegetal, coloca-se em cima do tecido a pintar e passa-se com papel quimico, aconselhado o quimico amarelo, próprio para tecido.


Resta-nos começar a pintar, deve-se iniciar pelas cores claras e ir introduzindo os tons mais escuros. Acabando o trabalho, deixar secar 48 horas, fixar com ferro e pode ser lavado em seguida. Estou a iniciar agora a pintura num saco e vou tentar fotografar alguns passos para poder colocar aqui. Qualquer dúvida , deixem uma mensagem que se eu souber responderei o mais depressa que me for possivel.

P.S. Atenção algumas pessoas começam a deixar dicas alternativas super interessantes nos comentários, agradeço a todos informações úteis que eu não conheça ou pura e simplesmente não me tenham ocorrido, tudo o que seja novidade e possa ser partilhado o "pessoal" agradece.

Blogs únicos para quem se interessa por pintura em tecido:

http://delgrande.blogspot.com/ blog espectacular, com uma proprietária que é um doce de pessoa e partilha com todos os que visitam o seu blog, um sem nº de desenhos e dicas para todos os gostos.

http://arteempinturaemtecido.blogspot.com/ blog criado por uma artesã cuja paixão é a pintura em tecido, tem vários passo a passo de trabalhos incriveis, uma querida com uma capacidade de partilha incrivel.

20 comentários:

Noah disse...

OI carla querida,

Foi ótimo republicar este trabalho pois é ele que está na foto de teu perfil. Deve ser o que mais aprecias e que a todas nós tuas seguidoras encantou. No meu caso em especial, acho que sou tua "perseguidora". ;D
.......
Vim aqui te dizer que quebrei minhas regras e coloquei um selinho pra ti no Álbum se ainda não o ganhaste e se o achares bacana é só buscá-lo, não tem desafio e nem obrigatoriedade de repasse. É um agradecimento da Noah a ti.
Espero ter sido rápida o bastante para ser a primeira a te oferecer. Mas não te aveches caso já o tenhas recebido e nem precisas me linkar ou identificar, é de mim para ti com carinho e só.

P@ul@ disse...

Olá Carla,
o seu blog é, mais uma vez, como uma caixinha de surpresas... das boas, claro!!! Encanta-me a sua generosidade e capacidade de partilha de conhecimento. Não é para todos(as)!!! Parabéns por tudo: pela boa artista que é e pelo bom íntimo que demontra ter como pessoa. Continuação de bom trabalho. Eu vou "espreitando" sempre que posso, pois o tempo disponível não abunda...
Beijinhos, com amizade,
Paula

Madalena Veiga disse...

Olá Carla

Parabéns professora, td tim tim por tim.
Qdo pinto tecidos em vez de folhas de acetato uso placas de contraplacado(compra-se nas carpintarias )a medida q nos dá ^mais jeito. É duro e movimenta-se melhor a peça. Mesmo para as mangas com um pedacinho à medida e a cola e mto prático.

Jinhos

Mona Lisa disse...

Oi Carla


Gostei de ver a origem da foto do perfil.

A t-shirt deve ser um espanto.
Gostei de ler a "aula"...podias ser professora...dar aulas de pintura...

Porque não???

Bjs.

Lisa

P@ul@ disse...

Deixei um miminho no meu blog. Se quiser levar, é todo seu. Tem umas regras porque foi como me o ofereceram, mas se não quiser, não tem que segui-las. O Mimo é todo seu por direito...
Beijos
Paula

Mary C.M. disse...

Olá amiga, quantas novidades encontro aqui hoje, a página do blog com uma arrumação ligeiramente diferente, mais trabalhinhos super lindos, e a mais especial "as dicas dos seus trabalhos" muito bem pensado... assim faz a delicia de todas as que por aqui passamos para disfrutar das suas artes..obrigada pela partilha, bjokas

Mary C.M. disse...

Vou fazer a escolha e certamente levarei algum selinho, e digo-lhe desde já que se meu gato me der muito trabalho..despessas e desgostos... também o mando de passeio, tenho mais que fazer do que o aturar!! hihihihi
Bjinhos

Mona Lisa disse...

Pois enganaste, minha querida...ainda hoje fui à farmácia...gosto muito de falar e aconselhar-me com a farmacêutica...só não gosto do dinheiro que lá deixo...Hihiiiiiii...

Mas que tens geito para ensinar!...tens!...pena ser tão desajeitada...só tenho geito para croché...um dia ainda os fotografo...são todos em linha fininha...

Bjs.

Elisa

Sandra disse...

Eu já tinha visto o poste, só que vim rapidinho e não deixei comentário!

Só estou à espera de dinheiro para comprar as coisas :\

Logo logo começo :D


Obrigada amiga :)



Ah, já me esquecia de referir que os teus trabalhos mais uma vez tõ liiiiiiiindos !

Anónimo disse...

Muito Obrigada pelo elogio!!!!

Amo de paixão trabalhos coloridos!!!!!!!

Muito lindo mesmo!!!!
Boa semana p vc!!

Bjoooss

olhodopombo disse...

gostei,,, eu vou tentar este seu metodo

MC disse...

Olá Carla!!
Este trabaçho está lindissimo como é normal. Em relação à iniciativa de publicar os passos, acho muito bem, pois sou da opinião que devemos ensinar aquilo que sabemos.
Acho que explicaste muito bem, eu também pinto tecido e também coloco uma placa de esferovite para que o tecido não se mova. Parabéns pela iniciativa.
Beijokas

Anónimo disse...

Olá!
Agora que ando nestas andanças é bom descobrir coisas bonitas.
Vim aqui parar e não vou deixar de vir.
Parabéns pelos trabalhos.
Teresa Vidinha

Madalena Veiga disse...

Carla

Só uma rectificação à m/dica de ontem. Não uso contraplacada mas sim placas de MDF.
Peço desculpa, mas falhei sem querer.

Jinhos

Anónimo disse...

Ola amiga, como vai?
:) Q ideia maravilhosa esta de por seus trabalhos e dicas de como fazer. Parabens pela iniciativa, afinal mta gente tem vontade de começar e por vezes não sabe por onde né? Adorei, e está super bem explicado, super facil de compreender. Tu és fabulosa :)
Bjokas e bom carnaval.

Anónimo disse...

Ola amiga, vi sim mto obrigada :)
Fico feliz q de alguma forma, mesmo q pequenina eu possa contribuir para ajudar as pessoas a se interessarem por artesanato, já que eu não faço quase nada por falta de tempo. Bjinhos

Maria Bettencourt Lemos disse...

Olá Carla,
Este é de facto um BELISSIMO trabalho seu, um dos...porque tem imensos!
Muito simpático da sua parte ter mencionado o processo inicial na pintura em tecido sendo que para se chegar ao resultado do seu exemplar há um caminho a percorrer.
Um abraço para si e bom final de semana,
Maria Lemos

Clau Di Genova disse...

Amiga!!!!
Eu fico impressionada com a sua inspiração e talento!
Vc é incrível!!!!
E além de tantos atributos , ainda é generosa!!!
Obrigada pela referência!
Beijosssss

bia disse...

Olá
Hoje consegui fazer-lhe uma visita mais prolongada.Adorei todos os trabalhos e acho mesmo que é uma força da natureza, dada a qualidade a variedade e a quantidade dos mesmos.Todos lindos mas...esta t-shirt é o máximo... assim como a cabaça das pintinhas!!
Li por curiosidade o seu pap de pintura em tecido e os comentários.Queria dizer-lhe que tb uso a placa mdf porque a cola não sai para o tecido, já que é um pouco porosa.Usei as placas tb mas não tem nada a ver.O mdf compra-se no mestre Macko ou Maxmat e vem em placas que custam à volta de 3€ cada.Como ainda são grandes (e leves),podem cortar-se lá mesmo, de vários tamanhos e esse corte é grátis e rápido.Aconselho vivamente, porque quem experimentar não vai querer outra coisa.A outra coisa boa é que quando for preciso, raspa-se o sujo com uma faca, passa-se com um pano húmido e...está nova!
Desejos de um 2010 maravilhoso, com tudo o que mais desejar.
Bjs
Bia

Unknown disse...

Incrível essa maneira sua carinhosa de compartilhar e com muita transparencia e simplicidade.Só assim constatamos que ao partir o pão Jesus se deu a conhecer. Sei que por estas
partilhas poderei sinalizar a minha vontade de estar também fazendo algo que há tanto tempo desejava.A pintura em tecido. Obrigada por partilhar momentos tão saborosos como este.
www.kaloeembalo.blogspot.com
fatinha51@ibest.com.br